Pesquisar este blog

Sugestões de Leitura


TÍTULO: Manual do Foca: Guia de sobrevivência para jornalistas
AUTORA: Thaïs de Mendonça Jorge
EDITORA: Editora Contexto
ANO: 2010
PÁGINAS: 240 págs.

SINOPSE:
Não é raro que o mesmo jornalista entreviste hoje um astro de rock, amanhã seja escalado para conversar com um político e no dia seguinte cobrir a coletiva de uma cientista renomada. E como conseguir boas matérias de personalidades tão diferentes? Como dominar tantas informações e torná-las inteligíveis ao leitor? Este livro mostra as técnicas do jornalismo, da pauta ao texto. Ao embasamento teórico, a professora da Universidade de Brasília Thaïs de Mendonça Jorge agrega a experiência adquirida em alguns dos principais meios de comunicação do país. Assim, "Manual do foca: guia de sobrevivência para jornalistas" explica conceitos como notícia, lide e pirâmide, sempre recheando de exemplos. Ainda trata, com especial atenção, da pauta, da reportagem, da apuração e da entrevista. Para quem ainda não está familiarizado com o jargão da área, o glossário certamente esclarece as principais dúvidas. Guia imperdível aos jornalistas, estejam eles nas redações ou nas salas de aula.


TÍTULO: Tintim no País dos Sovietes - As aventuras de Tintim-Repórter do Petit Vingtième
AUTORA: Hergé
EDITORA: Cia das Letras
ANO: 2008
PÁGINAS: 144 págs.

SINOPSE:
Tintim e Milu viajam à Rússia para desmascarar o regime soviético. Graças à astúcia, à coragem e à uma boa dose de sorte, a dupla consegue escapar das armadilhas e dos atentados que os bolcheviques preparam para eliminá-los. Esta é a primeira aventura de Tintim e Milu, personagens que Hergé criou para Le Petit Vingtième, suplemento juvenil do jornal belga Vingtième Siècle. A história, com os primeiros desenhos de Hergé, ainda em preto-e-branco, começou a ser publicada no dia 10 de janeiro de 1929. Antes da Segunda Guerra foi editada em livro uma vez, e só voltou a ser publicada em 1973.

TÍTULO: O Caso Girassol - As aventuras de Tintim
AUTOR: Hergé
EDITORA: Cia das Letras
ANO: 2007
PÁGINAS: 64 págs.

SINOPSE:
Livro com história protagonizada pelo jovem repórter belga Tintim e seu inseparável cachorro Milu. Em O caso Girassol uma série de misteriosos acontecimentos assombra o castelo de Moulinsart. Vidraças se quebram de repente, espelhos se arrebentam, copos estouram, as preciosas louças da coleção do capitão se espatifam. Tudo que é de vidro vira caco. Para piorar, ouvem-se tiros no parque. Guiados por Milu, o capitão e Tintim encontram um homem ferido, caído numa moita. No meio da confusão, Girassol viaja para a Suíça, e depois da sua partida os vidros param de quebrar. Desconfiado, Tintim resolve dar uma espiada no laboratório do professor, onde topa com um mascarado. Mas o homem consegue escapar. Pressentindo que Girassol possa estar em perigo, nossos amigos partem para a Suíça. Mas não conseguem encontrar o professor a tempo. Escapando de mil atentados e ciladas, a pista de Girassol os leva até a Bordúria, dominada por um tirano com planos sinistros em mente...


HENRICÃO IMPRENSA JOVEM