Pesquisar este blog

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Qual o Significado da Partilha?




Todos os anos os cristãos celebram a Páscoa. Mas como fazê-la não cair na mesmice? Pensar na ressurreição de Jesus, comprar bombons para as crianças  e outras coisas mais que fazemos motivados mais pelo espírito capitalista, consumista, do que pela mensagem cristã.
Na realidade, a celebração da Páscoa só cai na mesmice quando se foge de seu verdadeiro significado. O de lembrar a toda à humanidade que Deus se fez presente na História e possibilitou ao homem a felicidade completa. Mas em que consiste a felicidade? Em alimentar a Esperança e a certeza da vitória!
Não existe felicidade onde não há mais esperança. De modo que celebrar a Páscoa sem cair na mesmice é renovar a esperança e a certeza de que dias melhores virão, e que tudo aquilo que agora impede o homem de experimentar a ressurreição e ser feliz há de pa Ressurgir significa triunfar, vencer, ocupar o primeiro lugar. Eis o grande presente que Jesus nos dá através de sua morte e ressurreição. Ao vencer a morte ele nos deu a certeza da vida nessa e na outra dimensão. Vida que se manifesta nas pequenas vitórias conseguidas no cotidiano. Vida que se manifesta no sorriso da criança, na sabedoria dos mais experientes, no nascer e no por do sol, na comunhão com a natureza, nas relações de amizade, nas dificuldades enfrentadas com coragem, no pão que se partilha, nas lágrimas que se enxuga, na boa ação que se realiza etc.
Quando se esquece de que o ser humano foi feito para vencer porque Jesus venceu, perde-se a esperança e deixa-se tudo o que é ruim triunfar no coração. Matando no ser humano, a imagem e semelhança de Deus, aquilo que Jesus  deu como presente, a chave para a felicidade, a Esperança. Na esperança encontramos razões para lutar, vencer, questionar, crescer, auto avaliar, redimensionar-se, e acima de tudo:
NA ESPERANÇA ENCONTRAMOS RAZÕES PARA SER FELIZ EM QUALQUER TEMPO E LUGAR! PORTANTO, SEJA FELIZ! JESUS RESSUSCITOU! ALELUIA!


Nenhum comentário:

Postar um comentário